top of page

JOGOS DE TABULEIRO

TABULEIRO.jpg
XADREZ.jpg

Xadrez:

O jogo de Xadrez, em 2019, completa 25 anos dentro da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo. Com mais de 230 Unidades Educacionais presentes no evento, dentre as cerca de 300 com projetos, é uma das ações mais bem sucedidas da Secretaria Municipal de Educação, com inúmeros relatos de transformação na vida dos estudantes após o seu aprendizado. Jogo milenar, com diversas versões para sua origem (persa, chinesa ou indiana), é utilizado pedagogicamente por diversas áreas do conhecimento, como Matemática, Geografia, História e Educação Física, além da prática do “jogo pelo jogo”, que já possui elementos de trabalho com o raciocínio lógico, paciência, criatividade, respeito, memória, dentre outras.

MANCALA.jpg

Mancala Awelé:

O Mancala é um jogo de origem africana, com mais de 200 variações dentro do continente. A Secretaria Municipal de Educação optou pelas regras do Awelé em sua implantação, em 2015, dentro do Programa Jogos de Tabuleiro. O oferecimento do jogo trabalha muito mais que as próprias sementes e tabuleiro. Ele proporciona o trabalho com a cultura africana e suas características. A matemática é uma das áreas do conhecimento que utilizam o jogo de Mancala Awelé como facilitador em diversas aprendizagens. História, Geografia, Artes, Educação Física e Língua Portuguesa também têm muito a ensinar com a utilização do jogo, que já está presente em mais de 140 escolas de toda a cidade de São Paulo.

ONÇA.jpg

Jogo da Onça:

O “Jogo da Onça” é um jogo de origem indígena, encontrado em diversas etnias no continente americano. Originalmente disputado no chão, com tabuleiro desenhado com graveto e peças feitas com pedras, o jogo foi disseminado pelo mundo, ganhando diversas variações. Além de ser fácil de aprender e jogar, trabalha aspectos matemáticos, noção espacial e raciocínio lógico. Juntamente ao “Jogo da Onça”, o Festival oferecerá as “Brincadeiras Indígenas”, como forma de valorização à cultura em questão. As brincadeiras selecionadas para essa 1a edição foram: a) Arranca mandioca; 2) Cabo de Força; 3) Corrida de Toras; e 4) Gavião e Passarinho. O evento é voltado para crianças regularmente matriculadas nas EMEI’s e no Ciclo de Alfabetização das EMEF’s da cidade de São Paulo.

GO.jpg

Go:

O Programa Jogos de Tabuleiro da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo tem a intenção de oferecer uma diversidade cultural em suas possibilidades. O Xadrez representa a cultura europeia; o Mancala Awelé, a africana; Jogo da Onça, americana; e, por fim, o Go vem trazer o trabalho com a cultura asiática. Milenar, o Go é considerado um dos jogos mais antigos e complexos da humanidade. Pouco difundido no Brasil, tem agora, com o trabalho nas escolas municipais, uma grande possibilidade de atuação pedagógica junto aos estudantes. Trata-se de um jogo com objetivo de conquista territorial, utilizando o raciocínio lógico, cálculo, criatividade e, mais do que tudo, o respeito ao adversário.

bottom of page