O Concerto da Lona Preta
“O Concerto da Lona Preta” é um espetáculo inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular.
Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertorio, que abrange arranjos musicais concernentes às manifestações populares, eruditas e popularescas.
Faixa Etária : INFANTIL
A vida mudada de um bicho mutante
Grupo Caleidoscópio
“A vida mudada de um bicho mutante” apresenta o dia-a-dia dos moradores de um jardim em cima de um barranco. Ao som de um violino surgem flores, borboletas, beija-flor e uma abelha. Esse clima é interrompido com o surgimento de um grande ovo, que em seguida quebra-se e de lá nasce uma engraçada lagarta.
Faixa Etária : INFANTIL
O menino que abria portas - Grupo Cia Articularte
O menino que abria portas – autoria do enredo que Luis Alberto de Abreu escreveu especialmente para a Cia. Articularte. Um velho confuso e divertido conta a história de um menino, sem saber que é a sua própria história. Momentos poéticos se alternam com passagens divertidas, através de um enredo que mostra metaforicamente um menino que abre portas para conhecer a sua casa, seu quintal, sua rua, seu bairro e cidade. Composto com 09 bonecos, 5 atores e trilha sinfônica sensível de Raul Teixeira.
Faixa Etária : INFANTIL
Água até o nariz - Grupo Cia o Curioso
Dois palhaços, Cacilda e Serafino, sobrevivem ao naufrágio de um navio e acabam parando em uma ilha deserta. Ali, os dois atrapalhados terão que sobreviver à ilha e principalmente sobreviver na relação um com o outro. No entanto, esses dois palhaços, sem saber, terão a ajuda de um terceiro elemento: uma anja. A anja, palhaça, recebe uma missão importante que é salvá-los do naufrágio e conduzi-los de volta sãos e salvos.
Faixa Etária : INFANTIL
Somos o futuro - Grupo Nícolas MC
No show Somos O Futuro (álbum produzido pelo renomado Dj. Hum), o rapper Nicolas MC- em companhia do Dj. Cusco- vai refletir sobre o mundo moderno e sua pressa, as coisas supérfluas, desimportantes, os rótulos, a aparência em detrimento da essência, a velocidade do encontro, o descaso com a vida e com o abraço, a falta do “por favor”e do “obrigado”, a escassez do amor, das famílias, dos laços, a banalização do sexo, do crime e das drogas.
Faixa Etária : INFANTO-JUVENIL
A Batalha dos Encantados
Em um povoado africano o adivinho Ifá, muito querido por todos, tem que escapar da sua maior inimiga: a Morte, uma senhora muito poderosa que vem trazendo muitos problemas para o povoado. Para escapar da danada da Morte, ele conta com a ajuda da bela e misteriosa lavadeira Euá
Faixa Etária : De 6 até 10 anos
Me dê a Mão - Grupo Super Circo
O espetáculo de mímica "Me dê a Mão" contém esquetes que retratam a necessidade social de interação, a mão serve como narrador de histórias em situações criadas nos encontros e desencontros das mãos no dia a dia das pessoas. O espetáculo trafega na busca da gentileza diária tão necessária nos dias atuais.
Faixa Etária : INFANTO-JUVENIL
Free Session – Original Breaking de Rua - Grupo Corpo Urbano
São narradas duas histórias tradicionais africanas, permeadas por trilha sonora executada ao vivo. Os contos são:
Duas mulheres e o céu Um conto tradicional africano sobre a origem do céu. N’Golo e BendéBendé – Um conto popular da África do Sul. Esta é a história dos dois macacos mais preguiçosos da Terra. Eles eram capazes de cochilar o dia inteiro, dormir à noite toda e, na manhã seguinte, ainda acordar tarde. Eles só queriam comer, mas era muita preguiça.
Faixa Etária :INFANTO-JUVENIL
Um passeio por fábulas africanas
As fábulas são muito antigas e conhecidas, mas geralmente, quando se trata delas, lembramos-nos de Esopo e La Fontaine. Por isso o desejo de também conhecer e narrar fábulas que vêm dos povos a que pertenceram muitos de nossos ancestrais. Povos que, com suas singularidades, mantiveram a tradição de transmitir ensinamentos, conselhos e inspirações através das histórias e criaram suas próprias fábulas.
Grupo de até 150 alunos.
Faixa Etária : Ciclo de Alfabetização.
Necessário: caixa amplificadora e microfone.
Histórias Africanas: Justiça na Savana
O contador de histórias Fabio Lisboa reconta narrativas selecionadas por Nelson Mandela (Meus Contos Preferidos), Hugh Lupton (Histórias de Sabedoria e Encantamento) e Rogério Andrade Barbosa (Três Contos Africanos de Adivinhação). As histórias escolhidas tratam de traição, justiça e redenção.
Grupo de até 100 alunos.
Faixa Etária : Ciclo de Alfabetização.
Necessário: caixa amplificadora e microfone.
AfroSarau Canto Negro
Tais eventos culturais possuem enfoque na relação entre a palavra, a oralidade - também outras linguagens - e as conexões com as Africanidades. Serão convidados artistas que se propõe a realizar ações de ativismo cultural em relação a causa negra.
Grupo de até 200 alunos.
Faixa Etária : Livre.
Necessário: caixa amplificadora e microfone.
3 no som apresenta: Europa, África e suas principais contribuições para os ritmos brasileiros
“Trata-se de uma proposta de divulgação de nossa cultura musical que, a partir do repertório escolhido, discutirá como o continente europeu e africano, contribuíram para o desenvolvimento de gêneros musicais brasileiros como o frevo, maracatu, ijexá, choro, samba e forró.
Grupo de até 300 alunos.
Faixa Etária : Livre.
Sementes da África
"Terra à vista!!! Onde estamos chegando, marujo? Capitão, bem à vindo à África!”. Um marujo e um capitão, viajando juntos pelo continente africano, vão passando por vários países, conhecendo o povo e suas histórias, as paisagens, os bichos, a tradição dos griots, e a cultura tão rica de lá. Sementes da África é um convite a uma grande viagem à uma de nossas origens, redescobrindo a diversidade da nossa tradição, e valorizando o povo e a cultura negra.
Grupo de até 200 alunos.
Faixa Etária : De 6 até 11 anos.
O Novo Rei de Beleléu
O Novo Rei de Beleléu
Com música ao vivo e muita percussão, a Cia. Ouro Velho apresenta a história do reino de Beleléu, tomado por uma epidemia de “tanto faz”. Empregando elementos da cultura popular, como a literatura de cordel e a folia de reis, a missão é trazer de volta os sonhos perdidos da população.
Grupo de até 200 alunos.
Faixa Etária : Ciclo Autoral
GATOMEU E RATOLETA EM COMBATE AO BULLYING
A peça GATOMEU E RATOLETA conta a história de um casal que vai enfrentar a família para viver um romance inspirado em ROMEU E JULIETA (o clássico). O casal, Um Gato e uma Rata se apaixonam, porém seus pais não querem o romance por eles serem de famílias diferentes, credos e raças, mas eles enfrentam tudo e todos e para viver esse amor.
Grupo de até 300 alunos.
Faixa Etária : .Ciclo Autoral
“Vagalumes”
“Vagalumes” conta uma história sobre acreditar no poder do que é invisível. Em uma trama leve, divertida e cheia de descobertas uma pesquisadora “sabe-tudo” está buscando novas espécies de plantas e animais quando de repente perde-se no meio da floresta e é transportada para um mundo mágico, sendo conduzida por uma menina que vive neste habitat secreto, onde o poder de desejar transforma a realidade e ilumina todos os caminhos.
Grupo de até 300 alunos.
Faixa Etária : .Ciclo Autoral
O Super C
É um espetáculo infanto-juvenil sobre meio ambiente e cidadania.
Dna Izilda trabalha na casa da família de Seu Otávio e vê quanta coisa errada eles fazem e a falta de preocupação em preservar o meio ambiente, colocando em risco a sobrevivência do homem na Terra.
Grupo de até 300 alunos.
Faixa Etária : .Ciclo Autoral