Contos Indígenas - Grupo Três Marias e um João
As apresentações do grupo são realizadas por dois contadores que narram e dramatizam as histórias, utilizando adereços cênicos e instrumentos musicais, em um ambiente aconchegante com tapete e almofadas. No conto “A pele nova da mulher velha” uma velha índia sonha em voltar a ser moça. Depois de se banhar no rio, ela sai de sua pele de mulher velha e volta a ser nova.
​
Necessário: caixa amplificadora e microfone.
Alberto, o menino que queria voar - Grupo Zamariolli
“Alberto, o menino que queria voar” é a história de um menino que tenta de diversas formas criar máquinas para fazer o homem voar e, depois de muitos anos e muitas tentativas, consegue criar um objeto mais pesado que o ar capaz de levantar voo por impulso próprio: o 14 BIS! Alberto Santos Dumont entra para a história e dá ao homem o poder voar!
Necessário: caixa amplificadora e microfone.
​
Com a Palavra, os Animais! – Grupo Cia Pé do Ouvido!
Na contação de histórias Com a palavra, os animais!, a Cia. Pé do Ouvido narra quatro contos populares protagonizados por bichos. São mitos e fábulas tradicionais das culturas africana e brasileira, apresentados por meio da narração, da dramatização e da interação com o público.
A primeira história apresentada é o conto tradicional africano “Os presentes do Rei Leão”. Para mostrar bondade, o Rei da floresta convida os animais para uma festa em que distribui diversos presentes: chifres, orelhas, trajes, etc.
​
​
Necessário: caixa amplificadora e microfone.
​
Fábulas Africanas – Grupo Conto em Cantos
Nesta narração de histórias, duas atrizes, contam, tocam e cantam fábulas de diferentes países e povos africanos escolhidos por Nelson Mandela. Através das histórias narradas por animais nos aproximamos do universo da criança e trazemos um pouco da cultura e sabedoria de nossos antepassados.
​
​
Necessário: caixa amplificadora e microfone.
​
A Princesa Higiene e o Príncipe Meio Ambiente - Grupo Cia Arueiras do Brasil.
Sabe quem são os atores dessa história? As crianças da plateia!!! Como funciona? A história é contada, cantada e teatralizada. Conduzida por atores e música ao vivo. As músicas contêm letras de fácil assimilação. No início é feito o convite para as crianças que estão na plateia e quiserem participar do espetáculo. É definido também no início qual será o papel de cada uma delas. A história começa. No decorrer dos acontecimentos cada criança vai assumindo o seu papel no palco e dando vida a sua personagem.
​
​
​
​
Casos Cascudos - Grupo Cia da Tribo
Casos Cascudos é um espetáculo de animação inspirado livremente em três contos do pesquisador brasileiro Câmara Cascudo. A montagem utiliza diferentes técnicas de manipulação e construção, como o tradicional mamulengo, bonecos de vara feitos a partir de cabaças e brinquedos populares de madeira.
​
​
​
​
Palhaços, histórias para contar e sonhar
Zeca Paranhos é um cacheiro viajante que há tempos vive a mesma rotina, até conhecer o palhaço Capilé, um figura que tem uma forma pura e poética de enxergar a vida.
Deste encontro surgem diálogos engraçados, mágicos, que propõe uma reflexão sobre as mudanças de comportamento dos dias atuais, tudo com muito humor e imaginação.
​
​
​
Circus a Nova Tournée - Grupo Cia Circo de Bonecos
No picadeiro de um cirquinho mambembe, dois saltimbancos apresentam números circenses inusitados: a Família Ovos com números de equilibrismo... As Minhocas Trapezistas, o Árabe e seu Camelo abusado, a Mosca Dançarina e muitos outros bonecos fazem de tudo para divertir e entreter plateias de todas as idades! Apoiada em canções circenses, a montagem mistura fantoches, marionetes e bunraku (técnica na qual um mesmo boneco é manipulado simultaneamente por mais de uma pessoa).
​
​
​
Cinderela e o Pé Inchado
A Cia. BURUCUTU resgata o universo musical brasileiro tendo como base o famigerado clássico "Cinderela".
Entoada nos ritmos de baião, xote, samba, repente, rasqueado, chorinho e maracatu, a história da gata borralheira é contada por dois personagens matutos, legitimamente brasileiros: Zé e Maria.
Grupo de até 150 alunos.
​
A VISITA DA ALEGRIA COM A PALHAÇA SINIRA ANTONIETA
Sinira Antonieta é uma palhaça curiosa que está à procura de crianças para interagir. Por isso, ela traz em sua bolsa, músicas e brincadeiras de domínio público que encantam e divertem as crianças na primeira infância.
​
Grupo de até 100 alunos.
Necessário: caixa amplificadora e microfone.
​
​
​
É mesmo uma Palhaçada
Um grupo de palhaços chega de uma turnê internacional de seu fabuloso espetáculo. Partindo de um cortejo, eles convidam o público a assistir esse grande show de variedades.
​
Grupo de até 150 alunos.
​
O Concerto da Lona Preta
“O Concerto da Lona Preta” é um espetáculo inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular.
Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertorio, que abrange arranjos musicais concernentes às manifestações populares, eruditas e popularescas.
Grupo de até 150 alunos.
​
Em busca da boneca Azul
Tulipa e Tabefe são dois palhaços que recebem uma mensagem revelando o desaparecimento de uma bailarina, conhecida como boneca Azul. Agindo como se fossem detetives para encontrá-la, são surpreendidos pelas armadilhas e magias de Líria, uma habilidosa feiticeira, e seu assistente, o desastrado Panklata, que vão criando obstáculos para que o mistério do desaparecimento da Azul não seja desvendado.
Grupo de até 150 alunos.
​