ITAÚ CULTURAL
Turmas de 42 alunos e 2 educadores para cada agendamento.
FAIXA ETÁRIA: A partir de 6 anos.
DURAÇÃO DA VISITA: 1h30min
Sobre o ITAÚ CULTURAL:
O Espaço Olavo Setúbal ocupa dois andares do Itaú Cultural, em São Paulo, em um total de 514 metros quadrados e foi inaugurado em dezembro de 2014. A exposição permanente reúne obras de duas coleções específicas do maior acervo de arte de uma companhia privada da América Latina: Brasiliana Itaú e Itaú Numismática. Organizado pela equipe do Itaú Cultural, em uma longa pesquisa que começou em 2009, o percurso revela cinco séculos da história do Brasil, com o objetivo de dividir com o maior número de pessoas esse importante acervo.
Ocupação Eduardo Coutinho
Em 2019, um dos grandes destaques da programação ligada ao cinema será a “Ocupação Eduardo Coutinho”, que será aberta em outubro. Cineasta, jornalista e documentarista, Coutinho foi um dos maiores em seu campo de atuação –e na área de expressão dentro da qual atua o É Tudo Verdade. Ao promover ambas as atividades, seguimos procurando incentivar essas duas pontas –o resgate do passado e o mapea- mento do novo.
Ocupação é um programa focado na retoma- da de figuras centrais da nossa cultura, tendo já mergulhado na obra dos cineastas Luiz Sergio Person e Rogério Sganzerla e dos atores Laura Cardoso e Sergio Britto, entre outros. Confira ensaios, entrevistas e parte do conteúdo das ex- posições em itaucultural.org.br/ocupacao. Para outras referências sobre os artistas brasileiros da imagem em movimento –e mais–, visite a “Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras” (enciclopedia.itaucultural.org.br).
Coleção Brasiliana Itaú
A partir de 13 de dezembro, as coleções Brasiliana Itaú e Itaú Numismática, que reúnem um dos mais completos acervos da produção artística sobre o país desde o descobrimento, até o início do século XX, ganha um local permanente de exposição ao público. As obras ficarão abrigadas no Espaço Olavo Setubal – Coleção Brasiliana Itaú, em dois andares da sede do Itaú Cultural, em São Paulo, cujo nome homenageia o líder do Itaú, que idealizou e deu início à coleção, constituída desde 1969. Nela, a arte relata a história do país.
Ao todo serão expostas 1,3 mil obras, selecionadas curatorialmente entre os destaques das duas coleções em um recorte dos cerca de 10 mil itens reunidos somente nestes dois conjuntos. Elas retratam o país desde a chegada dos colonizadores e percorrem cinco séculos de história. Entre as peças a serem exibidas ao público estão o óleo sobre madeira Povoado numa planície arborizada, produzido por Frans Post entre 1670 e 1680 – primeira peça adquirida por Olavo Setubal para a coleção – e uma vasta seleção de gravuras de Rugendas, Debret, Chamberlain, Auguste Sisson, Schlappriz, Buvelot e Moreau, Bertichem e Emil Bauch, reproduzindo as primeiras paisagens vistas do país.